segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PROGRAMA DE COLETA DE ÓLEO USADO

PROGRAMA DE COLETA DE ÓLEO USADO

Todos os dias, milhões de litros de óleo usado são jogados na rede de esgoto, ocasionando uma série de problemas ambientais e sociais que afetam toda a população, como:

- Contaminação de rios e mananciais hídricos


O óleo que vai para os rios cria uma camada que bloqueia a entrada de luz e a oxigenação da água, prejudicando-a tanto superficialmente quanto profundamente. Para se ter uma ideia do potencial de contaminação, cada litro de óleo pode poluir até 1 milhão de litros de água, o que corresponde, segundo a SABESP, ao consumo de uma pessoa por 14 anos.


- Riscos para a saúde pública

Com o descarte incorreto, as inundações são facilitadas, já que o óleo entope os encanamentos fazendo com que os esgotos não deem conta da água da chuva, e as pestes (proliferadas por animais que vivem nos esgotos ou que se alimentam de seus resíduos) sejam espalhadas com facilidade.

- Aumento nos custos nas estações de tratamento de água

O óleo que é jogado no ralo contamina as estações de tratamento de água, ocasionando constantes entupimentos na rede, bem como aumento no custo do tratamento dos efluentes, já que muita verba pública é gasta com produtos químicos para neutralização dos óleos residuais provenientes de frituras que chegam aos esgotos.


- Contribuição para o aquecimento global

Chegando ao oceano e, em contato com a água do mar, o óleo libera gás metano (21 vezes mais agressivo que o carbono) na atmosfera, um dos grandes responsáveis pelo aquecimento global.

Para que esses problemas sejam minimizados, o óleo usado deve ser descartado de maneira responsável. E a solução para essa questão é o encaminhamento desse óleo para reciclagem.






A FATEPA EM PARCERIA COM A ECOLÓGICA ESTÁ FAZENDO A COLETA DE ÓLEO USADO. FAÇA PARTE DESTA IDÉIA VOCÊ TAMBÉM.

- COLOQUE O ÓLEO USADO EM GARRAFAS PETS BEM FECHADAS E DEPOITE NA BOMBONA AZUL DA ECOLÓGICA NO SAGUÃO DA FACULDADE.



Confira o vídeo Institucional ECOLÓGICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário