quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

''Osvaldo Filippsen''










Original de Osvaldo Filippsen

Em recente pesquisa que eu mesmo realizei em sala de aula, através de uma dinâmica de Brainstorming,
obtive as seguintes respostas para a pergunta: - O que leva um aluno a ir mal em uma prova?

Obs: A pergunta foi respondida com base em uma reflexão ao longo do tempo e não numa matéria em específico.

Fonte: 23 alunos de curso técnico.

A cada um dos 23 alunos presentes foi solicitado que apresentação três causas para responder a pergunta.

Resultados X Frequência:

1º ) Não estudam - 15 votos

Obs: Segundo os alunos, as causas mais específicas em não estudarem são: Namoro, festas, desinteresse, futebol,
programas de TV e problemas pessoais.

2º) Falta de atenção - 10 votos
Não entendem a matéria - 10 votos

3º) Falta de comprometimento - 7 votos

4º) Nervosismo - 6 votos

5º) Excesso de faltas - 3 votos
Falta de organização - 3 votos
Preguiça - 3 votos

Outras causas apresentadas:

- Falta de interesse - 2 votos
- Problemas Pessoais - 2 votos
- Falta tempo para estudar - 2 votos
- Prova difícil - 1 voto
- Não gostam da matéria - 1 voto
- Didática do professor - 1 voto
- Displicência - 1 voto
- Não participam da aula - 1 voto
- Pressa em fazer a prova e ir embora - 1 voto.

Considerações:

Em geral as causas apresentadas passam um pouco pelo própria responsabilidade do aluno. Mas, em alguns casos, observa-se que o professor
pode ter determinada responsabilidade sobre certas causas.

Uma sugestão dada aos alunos é uma maior aproximação com seus professores, no sentido de não terem receio ou vergonha de pedir ajuda
quando necessário, com isso permitindo aos alunos a possibilidade de ficarem a vontade para interagirem com seus professores durante as aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário