segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

"Espaços da Latência" revela transformações no espaço urbano


Ocupação de Lucinao Montanha retrata capital gaúcha com técnica de pinhole

Com objetivo de retratar as transformações no espaço urbano, o artista Luciano Montanha exibe quatro séries fotográficas na exposição individual “Espaços da Latência: da Cidade ao Fotográfico Através da Caixa Preta”, em cartaz no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS), localizado no sexto andar daCasa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).

A visitação acontece até o dia 18 de dezembro, às segundas-feiras, das 14h às 19h, de terça a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados e domingos, das 12h às 19h. A entrada é Catraca Livre.
obra "Muro" - por Luciano Montanha
obra "Muro" - por Luciano Montanha
Luciano Montanha exibe contradições do espaço urbano a partir de fotografias feitas com pinhole
Organizada sob a forma de ocupação, em que os visitantes devem circular pelo espaço para encontrar as obras, a mostra revela ambientes da capital gaúcha sob diferentes perspectivas.


A ideia é criar uma reflexão sobre os conceitos de permanência e impermanência; os movimentos de modernização e resistência a cidade; e os conflitos no espaço público. Para isso, Luciano Montanha recupera a técnica clássica do pinhole.

As máquinas fotográficas são montadas usando apenas uma caixa vedada, com um pequeno orifício para a passagem da luz. As imagens projetadas nessa câmara escura são gravadas diretamente no papel fotográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário