sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Mostra na Capital expõe manifestações culturais haitianas

As diferentes linguagens da cultura haitiana são a temática da exposição “Haiti - Arte e Resistência”, que será lançada no dia 5 de dezembro, às 19h e ficará aberta para visitação até o dia 15 de dezembro, na galeria do 4º andar da Usina do Gasômetro (Pres. João Gourlat, 551), em Porto Alegre. A entrada é franca.

A mostra traz um acervo construído pela professora Normelia Parise, durante os anos em que viveu no Haiti, atuando como leitora e diretora do Centro Cultural Brasil-Haiti Celso Ortega Terra (CCBH). A ideia é revelar a intensa produção artística do Haiti, apesar das intervenções militares, dos embargos, da política econômica, das catástrofes que conduziram o país ao empobrecimento.

Serão apresentadas peças como poemas, letras de músicas, esculturas em diversos materiais, fotografias, objetivos e pinturas em telas, que carregam em seu histórico uma estética do cotidiano que faz do Haiti um país singular. A narrativa apresenta um olhar sobre a história, a cultura e a arte do país por meio de temas como o Vodu, a Negritude e a resistência contra a escravida~o e o colonialismo



Via: Correio do Povo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário