segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Aprenda uma técnica muito mais simples e divertida para conseguir ler textos longos

3R: Registre, Recite e Releia;


Responda o mais rápido que você conseguir: quais são as 3 coisas que você mais faz durante o seu dia? Depois de fazer esse teste com vários amigos, percebi um padrão estranho: uma atividade muito frequente era sempre a mais esquecida. Essa atividade é a leitura.
Todos os dias, você lê centenas de mensagens de WhatsApp, dezenas de postagens do Facebook e outras dezenas de placas, fachadas e propagandas. Nós lemos o tempo todo.
Ler é uma atividade tão automática que é fácil esquecer-se dela. Por isso, não precisamos de uma técnica pra ler a maioria das coisas do nosso dia: a leitura simplesmente acontece.
No entanto, algumas leituras são mais complicadas. Se você é estudante, sabe do que eu estou falando: para algumas matérias, ler textos longos é a forma mais comum de aprender o conteúdo. E estudar esses textos, muitas vezes, é bem o contrário de “simples e automático”.
Para absorver o máximo desses textos sem perder tempo, aí sim precisamos de alguma técnica. No post de hoje, você vai conhecer a 3R, uma técnica incrivelmente simples para ler, lembrar e entender textos longos.

3R – simples, portátil e poderosa

A simplicidade e a potência dessa técnica não vem por acaso. Ela é o resultado de anos de pesquisa em psicologia dedicados a responder a mesma pergunta: “como nosso cérebro aprende?”. O esforço dos pesquisadores revelou alguns efeitos que melhoram a qualidade do nosso aprendizado. Se você é curioso, aqui tem um artigo (em inglês) ótimo sobre o assunto.
A grande magia do 3R é combinar vários desses efeitos para promover uma experiência de aprendizagem agradável pra você e pro seu cérebro. Mas sem mais delongas: vamos à técnica!

3R – Registre, Recite e Releia

  1. Registre: leia o primeiro trecho (um ou dois parágrafos) do texto que você escolheu.
  2. Recite: ponha o texto de lado (não pode olhar!) e resuma em voz alta o que você acabou de ler.
  3. Releia o trecho escolhido.
Depois do passo 3, passe para o trecho seguinte e repita o processo.
Simples, né? Pode ser difícil de acreditar, mas o 3R é um método altamente eficaz. Um estudo de 2009 (Washington University, artigo em inglês) mostrou que alunos que utilizavam o 3R tiveram um desempenho 40% maior em questões dissertativas do que alunos que só liam o texto todo duas vezes. E isso tudo com o mesmo tempo de estudo.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário